quinta-feira, 14 de julho de 2011

A importância dos lipídios no exercício físico.

          A melhora da resposta fisiológica do indivíduo praticante de exercício físico provém da escolha de uma alimentação adequada e principalmente equilibrada. Assume -se então a prescrição dietética de acordo com o gasto energético, sexo, idade, o calendário de competição e treinamento e o momento de ingestão de uma refeição apropriada à prática desportiva.
          Durante a atividade física os principais substratos energéticos são os carboidratos e posteriormente os lipídios. A grande importância dos lípides (ampla variedade de produtos orgânicos compostos basicamente de C, H e O, que apresentam a característica comum de serem insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos) é devido ao comportamento exergônico dos ácidos graxos.
          De acordo com as recomendações nutricionais para uma população saudável a quantidade de lipídios a ser ingerida não deve ultrapassar 25% do total de energia da dieta. Muitos estudos têm evidenciado a influência da dieta hiperlipídica, ou seja, rica em lipídios, em praticantes de atividade física.
          Em atividades de resistência, evidencia-se uma melhora no desempenho de ratos e humanos submetidos a treinamento. Esta resposta parece estar associada a uma adaptação metabólica durante o esforço, pois a regulação exercida no metabolismo dos lípides contribui com uma balanço negativo no metabolismo dos carboidratos, ao mesmo tempo em que a depleção de gligogênio e sua baixa disponibilidade como reserva energética determina o aumento na oxidação dos ácidos graxos.
          Outra vantagem relatada na literatura científica quanto ao alto consumo de lipídios na dieta foi a ocorrência de uma diminuição no tempo de exaustão em corredores teinados submetidos a um teste máximo realizado em esteira. Estes indivíduos alimentavam-se com 70% de lipídios e 7% de carboidratos.
          A ingestão de triacilglicerol de cadeia média (TCM) também tem sido muito utilizada como intervenção exógena, pois a suplementação pode promover uma maior resistência ao esforço, principalmente em atividades de intensidade moderada (VO2 máx. abaixo de 65%). As principais vantagens deste lípide são: 1) É mais solúvel, fazendo com que sofra hidrólise mais rapidamente; 2) É transportado via sistema linfático, atingindo mais rapidamente o sistema capilar venoso; 3) Não necessita de carnitina para ser metabolizado, disponibilizando mais rapidamente substratos energéticos.
          Porém, alguns estudos epidemiológicos correlacionam a alta ingestão de lipídios com o aumento do risco de doenças cardiovasculares, supressão da função imunológica e resistência periférica à insulina. Sugerindo que a dieta mais adequada deve ser equilibrada e proporcional ao aumento da necessidade energética.
          Logo, são necessários que sejam realizados mais estudos sobre o metabolismo de lípides durante o esforço físico, sobre a contribuição energética dos triacilgliceróis e ácidos graxos dentro dos músculos e elucidar as interações metabólicas que ocorrem entre os demais substratos energéticos.

3 comentários: